Mesmo nos estágios avançados da DRC também é muito importante que seja feito todo o possível para retardar a progressão da doença até a insuficiência renal completa. Se a função dos rins diminuir para menos de cerca de 10% a 15% da função renal normal, será preciso optar por diálise ou por um transplante renal. A TFG exata é indicadora de quando será necessário iniciar a diálise, o que depende de muitos fatores: doença renal subjacente, má nutrição, sintomas urêmicos, equilíbrio hemodinâmico etc. Nestas fases é muito importante o conhecimento das opções terapêuticas futuras, quando a doença renal comprometer severamente as funções dos rins, para que se comece um preparo para estas terapias. Avaliar a possibilidade de transplante renal preemptivo, ou seja, realizado antes de qualquer modalidade de diálise, ou qual a melhor modalidade de diálise para o paciente ou qual este prefere. Importante, caso a escolha seja hemodiálise, para que seja providenciado a confecção de um acesso vascular adequado, evitando o uso de cateteres venosos profundos de urgência, que podem causar vários problemas. Siga os conselhos do seu médico.
Estágio 3b da DRC
Uma pessoa no estágio 3b da DRC apresenta uma lesão renal moderada e a TFG está entre 30 e 44 ml/min.
Os sintomas mais frequentes que podem surgir nessa fase da DRC são relacionados à anemia, queda da qualidade nutricional, dor óssea, formigamento ou entorpecimento dos nervos, dificuldades de concentração e sensação de bem-estar diminuída.
Estágio 4 da DRC
No estágio 4 da DRC, o rim apresenta lesão mais severa, com uma TFG entre 15 e 29 ml/min. Além dos sintomas já mencionados, alguns dos mais frequentes no estágio 4 da DRC são doença óssea, pernas inquietas, comichão na pele e piora da anemia. Anemia significa falta de glóbulos vermelhos no sangue e, juntamente com os resíduos que se acumulam no organismo, pode causar fadiga, pele pálida, dificuldade de concentração e perda de apetite. O excesso de água e sal leva à falta de ar e ao inchaço (edemas), sobretudo nas pernas e ao redor dos olhos.
Estágio 5 da DRC
Um indivíduo com estágio 5 da DRC apresenta uma lesão renal muito severa, que resulta numa TFG abaixo de 15 ml/min. Os rins perderam praticamente toda a capacidade de funcionamento. Eventualmente, a doença renal já reduziu as funções dos rins para um nível no qual se torna necessária uma terapia de substituição da função renal.